segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lista de personagens de Percy Jackson

  • Percy Jackson: O protagonista e narrador da série, um filho de Poseidon. Seu nome verdadeiro é Perseus. É um filho dos "Três Grandes" (Zeus, Hades e Poseidon). Percy é o herói a que se refere a primeira grande profecia do Oráculo, que prediz que uma criança meio-sangue, filha dos "Três Grandes", a alcançar a idade de dezesseis anos tomaria uma decisão que iria salvar ou destruir o Olimpo. Ele tem poderes hidrocinéticos que se desenvolvem ao longo da história, tornando-se forte o suficiente para ele chamar um pequeno furacão em O Último Olimpiano. Basta estar na água para ele se curar ou se energizar; a pressão da água não é um limite para ele; pode ver, respirar e falar debaixo d'água em qualquer profundidade; e ele não se molha, a menos que queira. Ele também pode se comunicar com animais equestres (hipocampo, pégasos, etc.), desde que seu pai criou cavalos de espuma do mar. Ele tem uma espada chamada Contracorrente (Anaklusmos, em grego) que foi um presente de seu pai, Poseidon, por intermédio de Quíron. Ela se transforma de uma caneta esferográfica comum, somente ao abrir sua tampa. É feita de bronze celestial e ele nunca pode perdê-la, pois ela sempre volta para seu bolso. Ele só foi selecionado apenas para ir a duas das cinco missões na série, sendo a primeira de recuperação do raio-mestre de Zeus e a outra em A Batalha do Labirinto, onde Percy tem que atravessar o Labirinto (um grande labirinto subterrâneo, construído por Dédalo), a fim de defender o acampamento contra Luke (filho de Hermes e servo do senhor titã, Cronos). A missão de O Mar de Monstros foi liderada por Clarisse (filha de Ares), mas Percy se esgueirou para fora do acampamento, porque ele precisava salvar Grover, o seu melhor amigo, que se encontrava preso em uma caverna do ciclope Polifemo. Em A Maldição do Titã, ele também não é selecionado para ir à missão, mas ele segue o grupo, porque precisava encontrar Annabeth, que havia desaparecido logo após cair de um penhasco junto com um manticore. Depois que ele ajuda Zoë, Bianca, Grover e Thalia, Zoë, relutantemente, permite que ele se torne o quinto membro da sua equipe. Percy tem uma queda por Annabeth, mas sua vida amorosa tem sido difícil, devido ao resultado da promessa que Afrodite fez para ele quando ela o encontrou no deserto. Em O Último Olimpiano, ele assume a maldição de Aquiles (invencível para todos, mas há um ponto fraco, que se for acertado pode destruir sua alma) e lidera o exército contra Cronos. Ja na nova série, "Os Heróis do Olimpo", no primeiro livro Percy se da como desaparecido, e o segundo livro, "The Son of Neptune" (ainda sem nome no Brasil), mostra o Percy sem memória, e apenas sabe seu nome e com uma vaga lembrança de Annabeth.
  • Annabeth Chase: Filha de Atena (deusa da sabedoria e da batalha). Ela se mostra um tanto pomposa no início, mas rapidamente se aquece para Percy em sua primeira missão juntos. Por ser uma filha de Atena, ela é muito inteligente e tem um fascínio com a arquitetura. Na batalha, ela é uma lutadora habilidosa o suficiente para manter seu terreno com Percy, e também é, de longe, superior em estratégia. Ela fugiu de casa quando tinha apenas sete anos e conheceu Luke e Thalia, que a levou com eles para o Acampamento Meio-Sangue. Ela ajuda Percy em quatro de suas cinco missões e é capturada em uma das cinco. Embora ela nutrisse interesses ocultos por Luke, ela acaba cedendo seus interesses em Percy. Ela o beija em A Batalha do Labirinto, quando ele estava indo para o Monte Santa Helena e os telquines estavam distraídos. Percy também abriga sentimentos por ela (ele fica com ciúmes quando ela fala de Luke). Annabeth também se mostra enciumada em relação à Percy e Rachel. No final de toda a série, Percy e Annabeth ficam juntos.
  • Grover Underwood: Ele é um sátiro e melhor amigo de Percy Jackson. Possui chifres em sua cabeça e pernas peludas. Ele encontrou os quatro semi-deuses mais poderosos do século: Percy Jackson (filho de Poseidon), Thalia Grace (filha de Zeus), e Nico e Bianca di Angelo (filhos de Hades). Grover é um tanto inquieto e possui atitudes estranhas, como comer latas de alumínio, comer mobílias ou até mesmo a sua roupa quando fica nervoso. Possui um medo abismal de ciclopes, talvez pelo fato de ter ficado preso em uma caverna com um ciclope gigante, em O Mar de Monstros. Como todos os sátiros, ele se empenha em encontrar Pã, um deus da natureza que estava sumido por décadas. Em A Batalha do Labirinto, ele finalmente o encontra. Mas Pã o aconselha que desista de tentar pedir sua ajuda, pois não havia mais salvação para os danos que os humanos causaram na natureza. Antes de sua morte, Pã proclama Grover como o mais bravo dos sátiros e o escolhe para levar adiante a sua palavra para proteger a floresta. O Conselho de Anciãos do Casco Fendido fica irritado com esta escolha, e não aceita o fato de Pã está morto. Ele é o namorado da ninfa da árvore, Juníper.
  • Nico di Angelo: Filho de Hades, primo de Percy e Thalia. Hades não quebrou o juramento de não ter filhos, pois Nico e sua irmã, Bianca, haviam sido colocados no Casino Lotus, onde "o tempo fica parado" antes de o juramento ser feito. Ele freqüentou uma escola militar durante um ano com sua irmã. Na época, ele tinha um grande interesse em um jogo chamado Mitomagia. Nico tem o poder de ressuscitar mortos-vivos, fazer viagens nas sombras, e criar grandes fendas no chão que engole quem estiver acima delas. Por um tempo, ele foi inimigo de Percy, culpando-o pelo fato de ele ter falhado em proteger Bianca como tinha prometido, mas eles se tornaram amigos, eventualmente. Nico tentou várias vezes levantar a irmã do mundo dos mortos e teve dificuldade em entrar em contato com ela, mesmo usando McLanche Feliz para ressuscitar os mortos. Nico se recusou a ficar no Acampamento Meio-Sangue, no quarto livro, depois de notar que ele não foi bem recebido lá. Ele compara isso ao fato de que seu pai também não é bem recebido no Olimpo. Vários meses depois, ele informou Percy de um plano que poderia levar a derrota de Cronos. No final começo do livro O Último Olimpiano, ele convenceu Percy a se banhar no rio Estige, tornando-o invulnerável, exceto por seu calcanhar de Aquiles, que é um ponto específico de das suas costas.
  • Thalia Grace: Filha de Zeus e prima de Percy. Grover Underwood foi designado para vigiá-la quando ela fugiu de casa aos doze anos. Em sua viagem, conheceu Luke Castellan e Annabeth Chase. Eles também tiveram breves encontros com as Caçadoras de Ártemis e ela foi chamada a se juntar a Ártemis. Quando ela tinha doze anos, todos eles foram atacados por um bando de monstros e capturados por um ciclope em Nova York. Ela foi capturada, mas graças a Annabeth, foi libertada. Quando chegaram a Colina Meio-Sangue, Thalia protegeu Luke, Grover e Annabeth sobre a linha de fronteira, enquanto ela enfrentava os monstros. Ela sacrificou sua vida por seus amigos, e seu pai, Zeus, teve pena dela e a transformou em um pinheiro. No final de O Mar de Monstros, ela é levada de volta à vida pelo Velocino de Ouro, e se junta à busca no terceiro livro, onde ela finalmente se junta às Caçadoras, tomando o lugar de Zoë Doce-Amarga.
  • Luke Castellan: Um dos filhos de Hermes e o antagonista principal da série. Embora inicialmente fosse o conselheiro do chalé de Hermes e um amigo de Percy, ele revelou sua verdadeira natureza como um membro do alto escalão do exército de Cronos por tentar matar Percy no final de O Ladrão de Raios, e em várias ocasiões depois. Ele abriga uma grande amargura para com os deuses (especialmente seu pai, Hermes), pois ele acha que seu pai o abandonou. Sua mãe foi à loucura, porque ela tentou se tornar o Oráculo. Em A Batalha do Labirinto, Cronos retorna e assume o corpo de Luke. No entanto, em seu duelo com Percy, no Monte Olimpo, Annabeth o impressiona, fazendo com que se lembre de sua promessa de protegê-la, temporariamente, libertando-o da influência de Cronos. Depois de Percy fazer a sua escolha de dar a Luke a faca de Annabeth, amaldiçoada por Luke quebrar a sua promessa, Luke se mata, esfaqueando o seu calcanhar de Aquiles, fazendo com que Cronos seja destruído, cumprindo a profecia e se tornando o herói da guerra.
  • Jason Grace: Um filho de Júpiter (Zeus, na versão romana) de aproximadamente quinze anos que perdeu a memória e o principal protagonista da série Os Heróis do Olimpo. Seu nome completo é Jason Grace e ele é o irmão mais novo de Thalia. Ele vem de uma versão romana do Acampamento Meio-Sangue, do qual ele é o líder, assim como Percy Jackson. Ele tem uma moeda de ouro imperial, com o rosto de um homem em louros num lado e um machado de batalha no outro, que se transforma numa espada feita de ouro imperial, ou numa lança do mesmo material, dependendo do arremesso. Ele pode sobreviver a alta voltagens como um raio que mataria vinte homens, embora seu sapato esteja destruído em pedaços (assim como no mito de Jasão). Ele também pode manipular o ar. Jason viu um amigo sendo agredido e teve uma instante aversão aos agressores, ainda que ele não pudesse lembrá-los. Jason pulou o Grand Canyon para salvar Piper, mostrando sua coragem e lealdade aos seus amigos. Ele e Percy parecem compartilhar esse defeito fatal: lealdade pessoal. Ele e seus amigos, Piper e Leo, são mandados em uma missão a fim de resgatar Hera, que havia sido presa pela raça de gigantes que estava se reerguendo. Ele é o herói de Hera, e tem tatuagens no braço. É um dos sete meio-sangues a qual a Segunda Grande Profecia diz respeito.
  • Piper McLean: Uma filha de Afrodite. Estudava na Escola Wilderness juntamente com Leo e outras crianças aparentemente problemáticas. A névoa enganou sua memória, fazendo com que ela acreditasse que era a namorada de Jason e que o conhecia há muito tempo. É filha de Tristan McLean, um famoso ator de cinema, o qual não dá muita atenção para ela devido a sua profissão, e está sempre a ajudando a fugir da polícia, devido ao fato de Piper ser cleptomaníaca e usar o seu poder de convencimento (alguns filhos de Afrodite tem esse dom) para conseguir as coisas. Na excursão ao Grand Canyon, Jason a salva quando ela estava em queda. É enviada ao Acampamento Meio-sangue e tem uma rixa interminável com Drew, a conselheira-chefe do chalé de Afrodite após a morte de Silena Beauregard. É convocada para ir à missão de resgatar Hera, juntamente com Jason e Leo. Descobre que seu pai é capturado por Encélado, um dos gigantes que se reergueu. O gigante negocia com Piper e diz que ela terá de trair os seus amigos, se quiser salvar seu pai. Após retornar da missão, Piper vira a chefe do seu chalé depois de desafiar Drew, a atual líder. É um dos sete meio-sangues a qual a Segunda Grande Profecia diz respeito.
  • Leo Valdez: Um filho de Hefesto e um iniciador do fogo (imune a este, não podendo ser queimado), o primeiro em centenas de anos. Leo é enganado pela névoa de Jason, e acredita ser o seu melhor amigo. Possui défict de atenção, o que faz com que seja muito hiperativo, sempre fazendo piadas a respeito de tudo. Ele também gosta de construir coisas e está constantemente ocupado com ferramentas. A babá de Leo, "Tía" Callida (que na verdade era Hera), sempre o maltratava e o tentava matar, a fim que ele pudesse treinar para poder se revelar um grande heroi. Sua mãe morreu em um incêndio, e Leo sempre se culpa por esse fato. Possui um cinto de ferramentas, do qual tira tudo o que pode precisar, desde ferramentas e armas a balas de leite. Ele se torna líder do chalé de Hefesto depois de sua missão. Ele demonstra afeição a todas suas criações, principalmente dragão que consertou, Festus. É um dos sete meio-sangues a qual a Segunda Grande Profecia diz respeito.

[editar] Deuses gregos

[editar] Deuses olimpianos

  • Afrodite: A deusa do amor, da beleza e da luxúria. Ela é mencionada em O Ladrão de Raios e aparece brevemente em A Maldição do Titã. Seus filhos (principalmente meninas) vivem no chalé 10. Ela usa um vestido de cetim vermelho e tem longos cabelos castanhos escuros em anéis, embora ela às vezes mude sua aparência, como quando Percy a olha, combinando todas as mulheres que ele já teve uma queda. Ela encoraja Percy a prosseguir uma busca pelo amor verdadeiro. Ela tem interesse pelos sentimentos de Percy por Annabeth e promete tornar difícil a vida amorosa de Percy. Ela aparece novamente no Conselho dos Deuses e vota para que Percy seja mantido vivo. Sendo uma deusa do amor, ela também gosta de Percy e, possivelmente, dos desejos dele.
  • Apolo: O deus do sol. Os campistas do chalé 7 são seus filhos. Ele dirige um conversível vermelho voador, um Maserati Spyder, que brilha intensamente como o sol. Ele parece ter cerca de dezoito anos e tem cabelos loiros arenosos e deslumbrantes dentes brancos. Apolo usa óculos de sol Ray-Ban e ostenta um iPod. Percy observa que ele se parece com Luke, mas menos mal. Ele também gosta de recitar poesia, especialmente haicais; Percy descreve-os como tão ruins que preferia ser morto por uma flecha a ouvir um. Apolo ajuda Percy e seus amigos levando-os voando para o Acampamento Meio-Sangue, em A Maldição do Titã e depois disfarça seu carro de trem de carga de carros, para levá-los maais depressa a seu destino (disfarçado de mendigo). Em O Último Olimpiano, ele cura o braço quebrado de Annabeth, depois de ela ser lançada no trono de sua mãe. Apolo é também o deus da profecia e controla a Oráculo.
  • Ares: O deus da guerra. Seus filhos são os campistas do chalé 5. Ele encontra pela primeira vez com Percy em O Ladrão de Raios. Ares dirige uma grande e preta moto Harley-Davidson com uma pintura de chamas no tanque, um javali temático como antena, cabos, cabeças de javalis em forma de farol vermelho e um assento de couro feito a partir de pele humana. Ele veste óculos escuros vermelhos que cobrem seus olhos, que são chamas, um colete à prova de balas, coturnos, roupas de couro preto de motociclista e um espanador de couro preto. Seu rosto está coberto de cicatrizes de muitas lutas. Depois, Ares envia Percy, Grover e Annabeth para recuperar seu escudo, que ele deixou para trás depois de um encontro com Afrodite. Eles viajam em um Túnel do Amor, que acaba sendo uma armadilha feita por Hefesto. Ele intercepta o raio-mestre de Zeus em O Ladrão de Raios e dá uma mochila para Percy que o continha. Ele quer provocar discórdia entre Zeus, Poseidon e Hades. Mais tarde, ele é dominado por Percy em um duelo. Ele amaldiçoa Percy, dizendo que sua espada vai deixá-lo na batalha e se afasta. Ares retorna com pequenos papéis em O Mar de Monstros , A Maldição do Titã e O Último Olimpiano.
  • Ártemis: A deusa da lua, dos animais selvagens e da caça. Ela é a irmã gêmea de Apolo. O chalé 8 no Acampamento Meio-Sangue é dedicado a ela, embora esteja desocupado, exceto para as raras visitas de seu grupo de Caçadoras, como em A Maldição do Titã. Ela é uma deusa virgem, o que explica o seu chalé estar vazio. Ela tem um papel proeminente em A Maldição do Titã. Ártemis possui a aparência de uma menina de doze anos de idade. Ela tem cabelos ruivos e olhos amarelo-prateados, a cor da lua cheia. Ártemis lidera um grupo de garotas adolescentes, as Caçadoras. A promessa das Caçadoras é desistir do amor em troca da imortalidade. As Caçadoras nunca crescem e só podem morrer em batalha ou se quebrarem seu juramento. Ártemis lidera as Caçadoras em busca de um monstro que tem o potencial de destruir o Olimpo. Ela é raptada, junto com Annabeth, por Atlas e é forçada a segurar o céu. Ela é resgatada por Percy, que segura o céu para que ela possa lutar contra Atlas. Ártemis e Percy traçam um truque para que Atlas volte a segurar o céu novamente. Ártemis transforma Zoë em uma constelação depois que ela é morta em batalha a constelação "Caçadora". Ela parece gostar de Percy, dizendo que ele está bem para um rapaz, e depois se refere a ele como um homem. Ela fala de Percy, Annabeth e Thalia no Conselho dos Deuses e vota para que Percy continue vivo. Thalia se junta à sua caçada no final de A Maldição do Titã, impedindo-a de cumprir a profecia do Oráculo.
  • Atena: A deusa da sabedoria e da estratégia de batalha. Ela aparece pela primeira vez em A Maldição do Titã, onde é mostrada sua antipatia com Percy, devido ao seu relacionamento com sua filha, Annabeth. Atena é descrita como sendo bela, mas também séria. Ela tem olhos cinza intenso, assim como quase todos os seus filhos que residem no chalé 6, mas tem cabelo preto, como descrito em Os Arquivos do Semideus, diferentemente da maioria deles, que são louros. Atena considera Percy muito perigoso, e afirma que ele tem o potencial de cumprir a profecia de que um filho de um dos Três Grandes irá destruir o Olimpo. Ela aconselha Percy de que um sábio conselho nem sempre é o mais popular, e adverte-o sobre o seu maior defeito. Ela também vota em não deixar Percy vivo. Atena considera Percy um dos seres mais perigosos que ela já encontrou, observando que, devido a sua inteligência calculista, seus planos raramente falham. Atena não aprova o relacionamento de Percy com Annabeth.
  • Deméter: A deusa da colheita e da agricultura. Ela é mencionada pela primeira vez em O Mar de Monstros, quando Hermes está falando com Percy sobre a missão. Ela também foi uma das deusas que votaram em manter Percy vivo, em A Maldição do Titã. Deméter fez três breves aparições com sua filha Perséfone no Mundo Inferior em O Último Olimpiano. Seus filhos residem no chalé 4.
  • Dioniso: O deus do vinho e da loucura. Ele é primo de Percy. É o diretor do Acampamento Meio-Sangue, onde ele foi enviado por seu pai, Zeus, como um castigo por perseguir uma ninfa fora dos limites. No Acampamento Meio-Sangue, ele é conhecido como "Sr. D". Ele odeia o seu trabalho e têm uma opinião desfavorável dos semideuses, decorrente do abandono de Teseu a Ariadne, mas ele tem que continuar no Acampamento Meio-Sangue por outros cinquenta anos (a sua punição era de cem anos, então Zeus a encurtou). Seus filhos vivem no chalé 12. Ele pode ser visto brincando com os sátiros no acampamento e aparece em todos os livros. Em A Batalha do Labirinto, ele sai para procurar os deuses menores e retorna ao final do livro. Ele raramente chama os campistas pelos seus próprios nomes, chamando Percy Jackson de "Peter Johnson", "Perry Johannson", ou "Pierre Jorgenson" ao longo da série. Ele também chama Annabeth de "Annie Bell" ou "Aquela menina Anne", independentemente do fato de ela estar no Acampamento Meio-Sangue desde que ela tinha sete anos.
  • Hades: O deus do Mundo Inferior, filho de Cronos, irmão de Poseidon e Zeus, e tio de Percy. Ele é o marido de sua sobrinha Perséfone e é o pai de Nico e Bianca di Angelo. Percy primeiro o encontra em O Ladrão de Raios em sua busca para encontrar e devolver o Raio-mestre de Zeus. Em O Último Olimpiano, Hades ameaça Percy, quando Nico leva-o ao palácio do Mundo Inferior. Ele planeja colocá-lo no calabouço até Nico completar dezesseis anos, fato que permitiria que Nico pudesse cumprir a profecia. Ele aparece novamente com Perséfone e Deméter na batalha final, lutando para salvar o Olimpo. Depois da guerra, Hades e os deuses menores, têm uma chalé no Acampamento Meio-Sangue.
  • Hefesto: Ferreiro dos deuses e deus do fogo. Ele aparece como um personagem menor em A Maldição do Titã e como um dos maiores em A Batalha do Labirinto, onde ele ajuda Percy inúmeras vezes. Seus filhos residem no chalé 9. Ele é o pai de Charles Beckendorf. Foi lançado para fora do Monte Olimpo quando nasceu, pois Hera o achava horrível e queria ter uma família "perfeita", embora ela negue.
  • Hera: A rainha dos deuses, a deusa do casamento. Ela desempenha um pequeno papel em A Maldição do Titã, mas é um dos deuses que ajudam Percy e os outros em sua busca em A Batalha do Labirinto. No final do livro, Annabeth e Percy ofendem-a, porque ela não se importava com o fato de Luke ter ido embora ou de Dédalo e Pã terem sido ambos mortos. O chalé 2 no Acampamento Meio-Sangue é dedicado a ela, mas está constantemente vazio, devido ao fato dela ser a deusa do casamento e permanecer fiel a seu marido. Hera se mete em assuntos de muitos semideuses.
  • Hermes: O mensageiro dos deuses e o deus dos viajantes, da comunicação e dos ladrões. Ele não tem quase nenhum papel no primeiro livro, mas é um personagem importante no segundo livro, onde ele ajuda Percy, dando-lhe uma garrafa térmica cheia de ar, mochilas, e seu especial kit de multi-vitaminas, esperando que ele seja capaz de resgatar seu filho, Luke, que se juntou os Titãs. Ele também é mencionado brevemente em A Maldição do Titã. Ele fica amargurado com Luke e com raiva de Annabeth em O Último Olimpiano, por não salvar seu filho favorito, Luke, quando ela tinha a opção. Todos os seus filhos e os meio-sangues indeterminados ficam no chalé 11.
  • Héstia: A deusa da lareira e da casa. Ela aparece primeiramente como uma garotinha de oito anos, que usa um vestido simples e lenço marrom. Percy a vê quando entra no Acampamento Meio-Sangue, pela primeira vez, mas não fala com ela. Percy e Nico se encontram com ela em O Último Olimpiano, quando ela lhes dá comida. Ela tem olhos brilhantes que lembram a Percy um fogo acolhedor. Héstia fica em uma lareira no Olimpo, enquanto os outros deuses lutam contra Tifão. Héstia abdicou seu trono a Dioniso, a fim de evitar uma guerra civil entre os olimpianos. Ela explica a Percy que um dos seus maiores poderes é o de ceder, a fim de manter a paz. Percy oferece a caixa de Pandora a Héstia. Ele diz que ela é o último olimpiano e que a esperança sobrevive melhor no seu coração. Héstia aceita, impedindo Percy de ser tentado a abri-la. A maioria pensa que Héstia é fraca, mas é mostrado que ela é muito poderosa. Em O Último Olimpiano, quando ela está falando com Percy e Nico, ela faz as chamas de uma fogueira atirarem-se a sessenta pés no ar. Além disso, ela ajuda Percy em sua batalha final com Cronos, fazendo com que ele se queime dolorosamente quando tenta pegar a sua foice que tinha caído nas chamas. Quando Percy olha nos olhos de Héstia, pode, às vezes, ver o passado ou o futuro, fato comprovado quando Percy viu um pouco da trajetória de Luke, Thalia e Annabeth para chegar ao Acampamento Meio-Sangue.
  • Poseidon: O deus do mar, dos furacões, dos terremotos, das tempestades, e o criador dos cavalos. Ele é o pai de Percy e seus filhos residem no chalé 3. No primeiro livro, ele é suspeito de ter roubado o Raio-mestre de Zeus, mas Percy comprova que a afirmação é falsa. Ele aparece como um personagem menor nos próximos três livros. Em O Último Olimpiano, Percy cai inconsciente no oceano e nas terras no castelo de Poseidon. Poseidon está em guerra com Oceano, o Titã dos mares. Percy queria ajudá-lo, mas Poseidon faz com que volte para o Acampamento, afirmando que lá era o lugar dele. Ele é um dos poucos deuses que não ajudam a derrotar Tifão, até que Percy o convence de que a única maneira de vencê-lo é que Poseidon abandone o mar e lute contra ele.
  • Zeus: Rei dos deuses, deus do céu, irmão de Poseidon e Hades, tio de Percy e filho de Cronos. Ele é um personagem principal do primeiro livro, mas é quase sem importância nos próximos quatro. Ele é o pai de Thalia Grace e seu chalé é o de número 1. Poseidon afirma que Zeus é muito dramático, dizendo que ele poderia ser o deus do teatro.

[editar] Deuses menores

  • Bóreas: O deus dos ventos do norte. Em The Lost Hero, Jason, Piper e Leo se encontram com ele em seu palácio para lhe pedir ajuda. É pai de Quione, a deusa da neve e dos boréadas Zetes e Calais.
  • Deimos: O deus do terror e filho de Ares. Ele aparece em Os Arquivos do Semideus, na história "Percy Jackson e A Quadriga Roubada". Deimos e Phobos (seu irmão) roubam a quadriga de guerra de Ares de Clarisse, que estava tomando conta. Percy e Clarisse têm que recuperá-la para Ares antes do anoitecer. No caminho, Deimos vem na frente da balsa que Percy e Clarisse estão e invoca uma serpente do mar. Ele volta mais tarde, no jardim zoológico, aterrorizando Clarisse, mostrando a ela o seu pior medo: decepcionar Ares. Clarisse deduz sua verdadeira identidade e o derrota.
  • East: O deus menor do Rio East. Ele só aparece em O Último Olimpiano. Ele não gosta de Percy e tampouco de Hudson, o deus menor do rio Hudson. Percy pede a ele para que afunde todos os navios de Cronos que entrassem em seu rio, e divide o dólar de areia que seu pai deu-lhe em seu décimo quinto aniversário com East e Hudson para que ambos concordem com o seu pedido .
  • Éolo: O deus dos Ventos. Ele nunca fez uma aparição, mas ele foi mencionado em O Último Olimpiano. Ele, juntamente com os outros deuses do vento, tornaram difícil para o exército de Cronos entrar no Olimpo por via aérea. Consequentemente, também se tornou mais difícil para os pégasos fazerem o mesmo. Ele aparece em The Lost Hero, quando Jason, Piper e Leo perguntam aonde poderiam encontrar Encélado.
  • Hudson: O deus menor do rio Hudson. Ele aparece pela primeira vez em O Último Olimpiano. Ele não gosta de Percy e tampouco de East, o deus menor do rio East. Percy pede a ele para que afunde todos os navios de Cronos que entrassem em seu rio, e divide o dólar de areia que seu pai deu-lhe em seu décimo quinto aniversário com East e Hudson para que ambos concordem com o seu pedido.
  • Íris: A deusa do arco-íris. Ela ajuda as pessoas a enviar mensagens através das Mensagens de Íris. Percy usa muitas Mensagens de Íris ao longo da série, encontrando um arco-íris e pedindo à deusa sua oferta. Ele então joga um dracma de ouro no arco-íris, afirma que o nome da pessoa que ele gostaria de manter contato, e então ele pode ver e falar com a pessoa. Íris é especializada na entrega de mensagens através do arco-íris. Ela não aparece na série, mas, no final de O Último Olimpiano, recebe seu próprio chalé no Acampamento Meio-Sangue.
  • Jano: O deus dos portões, das portas, dos começos e fins. Ele aparece como um personagem secundário em A Batalha do Labirinto, onde oferece a Annabeth uma escolha entre duas portas, o que representa a situação na qual ela se encontrava quando teve que tomar a decisão sobre a poupança da alma de Luke. Ele tem duas faces, e cada rosto parece pensar exatamente o oposto do que pensa o outro. Ele também é mencionado quando Percy tem um sonho com Dédalo. Jano faz o optar por se tornar um assassino, que deve suportar um ônus, enquanto ele viver.
  • Melinoe: A deusa dos fantasmas. Ela vive no Mundo Inferior. Metade dela é pálida como giz branco e a outra metade é escura como breu. Ela aparece em Os Arquivos do Semideus, na história "Percy Jackson e a Espada de Hades". Ela assusta as pessoas, mostrando-lhes os fantasmas de mortos. Ela mostra para Thalia e Nico, a mãe de ambos. Percy não tem fantasmas, porque ele fez as pazes com eles.
  • Morfeu: O deus dos sonhos. Ele aparece em O Último Olimpiano, colocando todos os mortais para dormir em Manhattan antes do exército de Cronos invadir o Olimpo. Ele também coloca Grover para dormir por dois meses, pois ele estava tentando defender a floresta do Central Park.
  • Nêmesis: A deusa da vingança e do equilíbrio. Ela não faz quaisquer manifestações reais nos livros, mas ela é a mãe de Ethan Nakamura que aparece em A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Ethan a menciona várias vezes nesses livros.
  • : Um sátiro que é o deus selvagem. Os sátiros têm procurado por ele há mais de dois mil anos. Percy, Grover, Annabeth, Tyson e Rachel encontram-no em A Batalha do Labirinto. Ele afirma que o mundo selvagem não tem mais salvação, pois os homens já destruíram quase tudo, e então, morre pacificamente.
  • Phobos: O deus do medo, filho de Ares. Ele aparece em Os Arquivos do Semideus, na história "Percy Jackson e A Quadriga Roubada". Phobos e Deimos (seu irmão) roubam a quadriga de guerra de Ares de Clarisse, que estava tomando conta. Percy e Clarisse têm que recuperá-la para Ares antes do anoitecer. Phobos tem o poder de mostrar às pessoas os seus maiores medos. Ele mostra a Percy seu maior medo, que é ver o Acampamento Meio-Sangue pegando fogo, quando eles estão lutando em um aquário no zoológico. A palavra "fobia" é originada do seu nome.
  • Pomona: A deusa romana da abundância. Uma estátua dela no topo de um hotel vem à vida em O Último Olimpiano. Ela fica irritada com Percy, quando ele pensa que ela é Deméter. Ela também fica irritada porque todos os semideuses que entram no hotel pedem-na para que vigiem seus pertences.
  • Quione: A deusa da neve, a qual Jason, Piper e Leo encontram no palácio de Bóreas, em The Lost Hero. Leo se apaixona por ela. É descrita como absolutamente pálida, com cabelos pretos luxuosos e olhos marrrom café. Atormenta Jason,Piper e Léo com tempestades de neve em quase toda a missão. Ao final do livro, ela revela estar ajudando Gaia a se reerguer.

[editar] Titãs

  • Atlas: O titã general. Ele é o pai de Zoë Doce-Amarga e de suas irmãs, as Hespérides e também pai de Calipso, citada em A batalha do labirinto. Ele foi preso em São Francisco, ao topo de uma montanha, eternamente amaldiçoada, a fim de sustentar o céu. Ele escapou momentaneamente em A Maldição do Titã, colocando Ártemis em seu lugar, mas foi habilmente conquistado por ela e Percy. Ele é também o pai do Calipso, que se mantém presa em uma ilha pelo fato de ter apoiado Atlas na Primeira Grande Guerra entre os deuses e os titãs.
  • Crio: Crio é o senhor do sul e o titã das estrelas e constelações. Ele só é mencionado em um dos sonhos de Percy, onde ele é forçado a tomar conta de Atlas. Ele está insatisfeito com sua condição, porque ele só usa chifres de carneiro, mas Hiperíon pode desaparecer em chamas. Ele também é mencionado sendo um dos titãs que fogem quando Cronos é derrotado, mais em "O Herói Perdido" é revelado que ele foi derrotado por Jason. Ele usa uma armadura que tem estrelas brilhando.
  • Cronos: O senhor dos titãs e o antagonista principal da série. Ele é o pai dos “Três Grandes”: Zeus, Poseidon e Hades, de Quíron, Deméter, Hera, Héstia e avô de Percy. Ele tenta fazer com que Percy se junte a ele na luta contra o Olimpo. Sua arma é uma foice, uma "lâmina de dois metros de comprimento curva como uma lua crescente", como disse em A Batalha do Labirinto. É dito no livro que a foice é feita a partir da velha espada de Luke, Mordecostas. Ele foi enviado para o Tártaro por seus filhos e está se reformando durante os acontecimentos de O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, e A Batalha do Labirinto. Quando ele finalmente retorna, ele escolhe Luke como seu corpo hospedeiro. A única razão pela qual Luke não ser morto durante esse processo foi porque ele tinha a Maldição de Aquiles, por ter mergulhado no rio Estige. Em A Batalha do Labirinto, Cronos é retardado em seu ataque ao Acampamento Meio-Sangue. No quinto livro, Cronos leva os Titãs ao Olimpo, enquanto os deuses estavam combatendo Tifão. Mais tarde, Annabeth e Percy salvam Luke da influência de Cronos, mas ele é obrigado a se suicidar, a fim de derrotar Cronos.
  • Hiperíon: O titã da luz ardente. Ele só aparece em O Último Olimpiano, em uma batalha contra Percy. Hiperíon tem um temperamento muito impetuoso e se veste com uma armadura completamente dourada. Ele foi derrotado por Grover Underwood e transformado em uma gigantesca árvore.
  • Jápeto: O titã da dor e da morte. Também conhecido como Jápeto, ele acompanha Ethan Nakamura no Mundo Inferior, na tentativa de roubar a espada de Hades em Os Arquivos do Semideus. Percy o arrasta para o rio Lete, o fazendo perder toda a memória. Percy, em seguida, o apelida de Bob, o Titã. É descrito também como "O Perfurador", pois é o que gosta de fazer com seus inimigos.
  • Oceano: O titã do oceano. Nesta série, Oceano é muitas vezes descrito como tendo a parte superior do corpo de um homem musculoso com uma longa barba e chifres (muitas vezes representado como as garras de um caranguejo), e a parte inferior do tronco de uma serpente. Ele não luta contra os Olimpianos na primeira guerra, mas em O Último Olimpiano, ele se junta a Cronos e está em guerra com Poseidon. Oceano se junta ao lado de quem ele pensa que vai ganhar. Depois de se tornar claro que Cronos tinha perdido a batalha, ele para de lutar contra Poseidon e volta para as profundezas do oceano.
  • Prometeu: O titã das promessas (e como diz Grover: “E também titã dos conselhos ardilosos, com ênfase em ardilosos”). Ele apareceu em O Último Olimpiano, onde ele dá a Percy a Caixa de Pandora (ou Jarro de Pandora), que contém o espírito da esperança. Ele lutou ao lado dos deuses na primeira guerra, em seguida, mudou de lado na segunda guerra, porque ele tinha certeza de que os Titãs ganhariam. Ele é de alguma maneira neutro, pois ele sempre tenta pegar o lado vencedor. Depois que Cronos foi derrotado, ele foge e envia uma lista de desculpas para os Três Grandes.

[editar] Gigantes

  • Encélado: Um dos gigantes que foi reerguido, em The Lost Hero. É descrito como tendo mais de dez metros de altura, com a parte de cima da cintura humanóide e a parte de baixo com a pele de um dragão. Capturou Tristan McLean e o manteve como refém no Monte Diablo. Negociou a sua soltura com Piper, mas para isso ocorrer, ela deveria trair os seus amigos e os levarem para uma armadilha, na qual Encélado os mataria. Ao invés disso, Piper enganou Encélado e levou seus amigos ao monte para que eles o derrotassem. E foi isso o que aconteceu quando Jason convocou a ajuda de Zeus e um raio atingiu o gigante, partindo o Monte Diablo ao meio.
  • Porfírio: O líder dos gigantes, o qual capturou Hera e a manteve presa na Casa dos Lobos. Ele ainda estava se reeguendo quando Jason, Piper e Leo chegaram à prisão. Ele lutou com Jason, mas foi teletransportado por Gaia para as profundezas da terra, quando Hera foi libertada por Piper e Leo.

[editar] Imortais

  • Calipso: Calipso aparece pela primeira vez no livro quatro. Percy é enviado até sua ilha, Ogígia, depois de ter explodido o Monte Santa Helena. Ela se mostra apaixonada por Percy, e fica de coração partido quando ele sai. Ela é amaldiçoada a permanecer presa para sempre na ilha como castigo, devido ao fato dela ter apoiado seu pai, Atlas, na primeira guerra. Perto do fim de O Último Olimpiano, ela é libertada de seu castigo, como parte do desejo de Percy.
  • Caronte: Caronte controla a entrada e saída de pessoas do Mundo Inferior através do rio Aqueronte. Percy, Annabeth e Grover se encontram com ele em O Ladrão de Raios.
  • Euritíon: Trabalha para Geríon, dono do Rancho Triplo G, e é o proprietário de Ortro, um cachorro de duas cabeças. Ele é filho de Ares. É apático e mais tarde se revolta contra o trabalho de Geríon. Quando Geríon é derrotado, ele inicia o planejamento de assumir o Rancho Triplo G. Ele dá a Annabeth uma aranha mecânica a fim de encontrar Hefesto.
  • Febe: A melhor perseguidora da Caçadores de Ártemis. Ela bateu nos irmãos Stoll com setas em um jogo de Captura das Bandeiras. Ela deveria ir à missão em A Maldição do Titã, mas os irmãos Stoll, a pedido de Afrodite, dão-lhe uma camisa envenenada (mas não-letal) que a impede de ir. Percy acabou substituindo-a. Ela aparece em The Lost Hero, onde ajuda Piper e o Treinador Hedge a se aquecerem do inverno e recuperarem energias. O incidente com os Stolls parece ter tido um efeito duradouro sobre ela, pois ela parece pensar que todo menino irá fazer uma brincadeira com ela.
  • Quíron: Na série, ele interpreta o papel de mentor e diretor de atividades para o protagonista Percy Jackson e os outros semideuses que residem no Acampamento Meio-Sangue. No primeiro livro, ele aparece sob o pseudônimo de Brunner. Em O Mar de Monstros, é revelado que ele é o filho de Cronos. Quíron é um centauro, sendo que sua metade cavalo é branca. Quando resolve se disfarçar de humano, esconde sua parte cavalo em uma cadeira de rodas. É muito sábio e sempre está disposto a aconselhar e a encorajar os meio-sangues. Aparece em The Lost Hero, conversando com Jason.
  • Zoë Doce-Amarga: A Caçadora de chumbo de Ártemis. Ela é filha do General Titã Atlas e Pleione, deusa do mar. Percy descobre mais tarde que ela fez a sua espada mágica, Contracorrente. Ela usa uma faca de caça e um arco como suas armas. Ela é uma Hespéride, mas foi apagada da história para ajudar o meio-sangue Hércules a atravessar o dragão Ladon e obter uma maçã dourada. Tem a mania de falar na segunda pessoa do plural e se mostra um pouco rude com os garotos, principalmente com Percy e possui uma rixa interminável com Thalia. Uma combinação de veneno de Ladon e ataques de seu pai acabam por matá-la. Em lembrança de seu sacrifício, Ártemis a transforma em uma constelação, "A Caçadora".

[editar] Semideuses

  • Bianca di Angelo: Filha de Hades, irmã de Nico, prima de Percy e, posteriormente, uma Caçadora de Ártemis. Depois de Ártemis ser sequestrada em A Maldição do Titã, ela assume a missão de resgatá-la ao lado de Percy, Grover, Thalia, e Zoë. Ela se sacrifica para destruir um protótipo de Talos, que começou a se movimentar porque ela roubou um item do Ferro-velho dos deuses. Tal item era uma estátua de Hades. Nico di Angelo culpa Percy por sua morte e suporta um sentimento ruim por ele durante um tempo. Nico também joga fora a estátua de Hades que Bianca resgatou quando ela morreu. Mais tarde, Nico percebe que Hades é o seu pai e descobre mais sobre Maria di Angelo, sua mãe.
  • Butch: Filho de Íris, que primeiramente apareceu em The Lost Hero. Ajudou Annabeth a resgatar Jason, Piper e Leo do Grand Canyon e possui uma tatuagem de arco-íris no braço, simbolizando sua mãe. Ele é o conselheiro-chefe do chalé de Íris. Leo debocha dele, ao saber que é filho de Íris e que lida bem com pégasos (a quem Leo compara com pôneis), e que tem um arco-íris tatuado.
  • Castor: Filho de Dioniso e o irmão gêmeo de Pólux. Castor morreu aos dezessete anos durante a Batalha do Labirinto.
  • Charles Beckendorf: Um filho de Hefesto, conhecido por ser capaz de construir quase qualquer coisa. Ele era conselheiro-chefe do chalé 9. Ele teve um papel menor nos primeiros quatro livros da série, mas tem um papel importante em O Último Olimpiano. Ele tem uma paixão por Silena Beauregard, a quem começa a namorar a partir do conto “Percy Jackson e o Dragão de Bronze”, contido em Os Arquivos do Semideus. A maioria dos membros do Acampamento Meio-Sangue o chamam pelo sobrenome, Beckendorf. Sacrifica-se no início de O Último Olimpiano a fim de destruir o Princesa Andrômeda, um navio que foi sede de Cronos, sem saber que foi por causa de Silena (a espiã de Cronos) que ele perdeu a vida.
  • Chris Rodriguez: Um meio-sangue filho de Hermes, que tinha ido para o lado de Cronos, até ficar completamente insano no Labirinto. Clarisse o encontra e leva-o para o acampamento onde Dioniso o torna são novamente. Mais tarde, ele tem um relacionamento amoroso com Clarisse.
  • Christopher: Um filho de Hefesto que aparece primeiramente em The Lost Hero.
  • Clarisse La Rue: Uma das filhas de Ares e chefe do chalé 5. Ela é temperamental, arrogante, grande, alta, forte, e conhecida por não gostar de Percy. Apesar de sua natureza impetuosa, ela é capaz de ter compaixão, fato apresentado quando ela cuida de Chris Rodriguez, um meio-sangue que se tornou um traidor e foi encontrado, mais tarde, enlouquecido no Labirinto. Ela é vista segurando a mão de Chris, em uma fogueira, depois de Dioniso curá-lo de sua loucura. Em O Último Olimpiano, ela faz amizade com Silena Beauregard, aparentemente depois de Silena lhe dar conselhos sobre seu primeiro namorado. Ela e seu chalé lutam contra o chalé de Apolo por causa de um carro voador. Ela e seu chalé não se unem, a princípio, na batalha de Manhattan por causa do carro, apesar de Michael Yew dá-lo a eles. Silena depois toma a missão de trazer o chalé de Ares para a batalha, roubando a armadura e a lança de Clarisse. Quando Silena é morta por um drakon, Clarisse conduz seu chalé à luta. Ela, em seguida, pega sua lança, corre até o drakon e apunhala um deu seus olhos, cegando-o plenamente (Percy já havia cegado o outro olho). A lança, em seguida, eletrocuta e mata o drakon. Ela então corre para lutar contra o exército de Cronos, parecendo ser tão invulnerável como Percy, mesmo ela não tendo a Maldição de Aquiles ou usar armadura. Percy reconhece que uma aura que se formou em torno dela se assemelha muito a de Ares quando Percy lutou contra ele. Thalia observa que é uma bênção de Ares e que ela nunca viu em uma pessoa. Clarisse, mais tarde, é congelada por um gigante hiperbóreo, e, após o descongelamento, é bem recebida por seu pai, que está muito orgulhoso dela.
  • Clovis: Um filho de Hipnos que aparece primeiramente em The Lost Hero. Como todo filho de Hipnos, está sempre com sono e dormindo pelos cantos. É conselheiro-chefe do chalé de Hipnos.
  • Connor Stoll: Um dos filhos de Hermes e irmão mais novo de Travis Stoll. Ambos são conhecidos por serem astutos e travessos. As travessuras dele e de seu irmão incapacitam um membro das Caçadoras de Ártemis de ir para a missão, o que permitiu que Percy fosse, em A Maldição do Titã. Ele e seu irmão têm um papel mais importante em O Último Olimpiano e ambos sobrevivem.
  • Drew: Uma filha de Afrodite, que se torna a conselheira-chefe após a morte de Silena Beauregard. Possui um ódio mortal de Piper e se demonstra interessada em Jason. Ela dá ordens para todos os seus companheiros de chalé, mandando-os limpar o banheiro, arrumar a cama ou varrer o chão. É considerada uma grande ditadora e se ofecere para ir à missão no lugar de Piper, fato que é negado por ela. Após a volta de Piper da missão, ela a desafia para um duelo, o que faz com que Drew desista do cargo de conselheira-chefe, passando-o, relutantemente, para Piper.
  • Ethan Nakamura: Um filho de Nêmesis que sente que sua mãe é desvalorizada e luta por ela. Ela arrancou um de seus olhos em troca de uma promessa de que Ethan iria mudar o mundo. Ele se virou para o lado de Cronos, após Percy salvar sua vida, deixando-o vivo após um duelo. Após tal duelo, ele se compromete a Cronos, a parte necessária para a sua ressurreição. Em O Último Olimpiano, ele tenta esfaquear Percy em uma pequena parte específica das suas costas (o seu Calcanhar de Aquiles), mas Annabeth salta na frente da adaga, e Cronos acredita que ela sabia qual o Calcanhar de Aquiles de Percy. Ele está junto quando Prometeu entrega a Percy a Caixa de Pandora, juntamente com a rainha empousa. Ethan posteriormente descobre que o ponto em que tentou esfaquear Percy é, de fato, seu Calcanhar de Aquiles, mas em vez de matá-lo, ele tenta matar Cronos(após Percy convencê-lo). Cronos ri, e o mata facilmente. As últimas palavras de Ethan foram "Merecem mais... se eles [os deuses menores] ao menos... tivessem tronos...".
  • Harley: Um filho de Hefesto que aparece primeiramente em The Lost Hero. Talvez seja o meio-sangue mais jovem do chalé, pois é descrito que Harley não tem mais de oito anos.
  • Jake Mason: Um filho de Hefesto. Ele se torna o conselheiro-chefe do chalé de Hefesto após a morte de Charles Beckendorf em O Último Olimpiano. Ele luta na guerra entre os deuses e os Titãs. Em The Lost Hero, ele é visto com seu corpo totalmente enfaixado, logo após de sair a procura do dragão de bronze, Festus.
  • Katie Gardner: Filha de Deméter e a chefe de seu chalé. Ela luta e sobrevive à guerra entre os deuses e titãs. Ela não gosta de Connor e Travis Stoll, porque uma vez eles colocaram coelhos de chocolate da Páscoa no telhado de grama do chalé de Deméter. Ela é prima de Percy, Thalia, Nico e Bianca.
  • Lee Fletcher: Um filho de Apolo. Ele era o chefe do chalé 7, antes de ser morto na Batalha do Labirinto.
  • Lou Ellen: Filha de Hécate e conselheira chefe do chalé. Aparece no conselho, no final de The Lost Hero. Ela aparece brincando de "peguei seu nariz" com Miranda Gardiner e literalmente desconecta o nariz de Miranda.
  • Malcolm: Um filho de Atena. Ele é o conselheiro-adjunto do chalé de Atena. Ele lidera o chalé de Atena para uma ponte ou um túnel em O Último Olimpiano. Seu sobrenome nunca foi revelado.
  • Marcos: Um filho de Ares. Ele é mencionado por Percy em Os Arquivos do Semideus, na história “Percy Jackson e a Quadriga Roubada", quando Percy pergunta a Clarisse qual dos seus irmãos fez uma brincadeira com ela. Ele pode ter sido o personagem do chalé de Ares que Percy acordou de um cochilo em A Maldição do Titã.
  • Michael Yew: Um filho de Apolo. Ele é o líder do chalé de Apolo, após Lee Fletcher morrer na Batalha do Labirinto. Ele é descrito como muito baixo, com personalidade que compensa sua altura, e um rosto que lembra um furão. Possui uma rixa com Clarisse. Ele é supostamente morto ao liderar um grupo de semideuses na luta contra o exército de Cronos. Após a ponte de Manhattan ter desabado, Percy procura por ele em todos os lugares, mas só encontra o seu arco.
  • Miranda Gardiner: Uma filha de Deméter, conselheira-chefe do seu chalé em The Lost Hero (possilvemente substituindo Katie Gardner). Aparece somente no final do livro, na reunião com os conselheiros-chefes dos chalés. Seu sobrenome é igual ao de Katie Gardner (exceto pela presença de um i, o que pode ter sido um erro do autor), fato que talvez comprove que elas sejam irmãs.
  • Nyssa: Uma filha de Hefesto, que apresenta as forjas do Acampamento Meio-Sangue para Leo. Ela é descrita tendo braços amarelos, cabelos negros sob uma bandana e um band-aid no queixo. Ela se oferece para ir à missão no lugar de Leo, mas tal fato é negado.
  • Pólux: Filho de Dioniso e irmão gêmeo de Castor. Ele e seu irmão são descritos como gordinhos, de cabelo castanho encaracolado e com a aparência de querubins. Ele luta e sobrevive à guerra entre os Titãs e os Deuses, fazendo com que seu pai fique secretamente feliz.
  • Shane: Uma filha de Hefesto, que aparece primeiramente em The Lost Hero.
  • Sherman: Um filho de Ares. Ele, assim como Marcos (outro filho de Ares), é mencionada por Percy em Os Arquivos do Semideus, na história “Percy Jackson e a Quadriga Roubada”, quando Percy pergunta a Clarisse qual dos seus irmãos fez uma brincadeira com ela. Ele também pode ter sido o personagem do chalé de Ares que Percy acordou de um cochilo em A Maldição do Titã.
  • Silena Beauregard: Filha de Afrodite e conselheira-chefe do chalé 10 antes de morrer. Percy afirma que ela é uma das garotas mais agradáveis do chalé e reconhece que ela é bonita, mas ainda acha que ela é caprichosa demais. Ela participa da Batalha do Labirinto, apesar de achar que não é uma boa lutadora e sentir que não faz bem a ninguém no acampamento. Ela revela o seu ódio contra as Caçadoras de Ártemis, que dizem que o amor não vale nada, e responde afirmando que irá pulverizá-las. Silena é morta por um drakon quando ela luta com ele fingindo ser Clarisse em O Último Olimpiano. É também revelado em O Último Olimpiano que ela era a espiã de Cronos, dando-lhe informações sobre o que estava acontecendo no Acampamento Meio-Sangue. No entanto, quando os irmãos Stoll perguntam a Percy sobre isso, ele afirma que Silena não será lembrada por ter sido a espiã, e sim por ter sido uma heroína. Silena havia sido seduzida por Luke e foi convencida a ser a espiã, entretanto, ela desejou ter deixado essa condição quando o namorado, Charles Beckendorf, morreu (ela havia se sentido traída por Luke, pois ele havia afirmado que menos vidas seriam perdidas e que Charles seria poupado), mas foi chantageada por Luke, quando ele ameaçou revelar a todos a sua traição. Isso faz com que Silena se torne ainda mais fraca, ou, como Percy descreve: "Ela parecia ser feita de vidro, como se fosse quebrar a qualquer momento". Percy também observa que ninguém diz a palavra "espião" durante a queima de sua mortalha, a qual é rosa choque com uma lança elétrica bordada.
  • Travis Stoll: Um dos filhos de Hermes. Ele e seu irmão se tornam os novos chefes do chalé 11 depois de Luke ter passado para o lado de Cronos. Travis é o irmão mais velho de Connor Stoll. Ambos são conhecidos por serem astutos e travessos. Percy acha irônico seu sobrenome ser Stoll, que significa "roubado". Ele e as travessuras de seu irmão incapacitam um membro das Caçadoras de Ártemis de ir para a missão, o que permitiu que Percy fosse, em A Maldição do Titã. Ele e seu irmão têm um papel mais importante em O Último Olimpiano e ambos sobrevivem. Em The Lost Hero aparece como o único conselheiro chefe do chalé de Hermes.
  • Will Solace: É um filho de Apolo a quem Percy chama para curar Annabeth em O Último Olimpiano. Ele vira o conselheiro-chefe do chalé de Apolo depois da morte de Michael Yew. Ele aparece no The Lost Hero quando Leo chega ao acampamento e Will o leva para o chalé de Hefesto.

[editar] Personagens mitológicos

  • Calais: Um anjo filho de Bóreas e irmão de Zetes e Quione. É descrito como tendo o tamanho de um boi, olhos pretos e vários dentes faltando. Usava casaco de hóquei de lã vermelho-claro, calças de moletom folgadas, e capuzes de couro negros. Calais abrevia seu nome para Cal, devido ao fato de não poder falar palavras com mais de duas sílabas.
  • Circe: Primeiramente apresentada como C.C., ela é dona de um spa que deixa as mulheres mais bonitas transforma os homens em porquinhos da índia, e afirma que no passado transformava-os em porcos, mas dava muito trabalho para cuidar. Ela habita uma ilha, no Mar de Monstros. É descrita tendo cabelos negros e sedosos, trançados com fitas de ouro e usando um vestido longo e preto. Aparece pela primeira vez teando.
  • Dédalo: Inventor do Labirinto, filho de Atena, e pai de Ícaro. Dédalo matou seu sobrinho Perdiz e tomou as suas notas, a qual ele usa para transformar sua alma em autômatos, após Atena marcá-lo como um assassino. Jano apareceu brevemente em um sonho de Percy, onde ele é visto jogando uma chave de prata de sua mão esquerda para Dédalo, dizendo que ele tem o direito de “escolher”. Ele originalmente possuía um cão infernal chamada Sra. O'Leary e luta contra o exército Titã no final do quarto livro. Mais tarde, ele decide que é hora de ir para o Mundo Inferior, sendo o único jeito de destruir o Labirinto, e deixa para Annabeth seu laptop, que é preenchido com suas anotações e idéias. No Mundo Inferior, o rei Minos tentou convencer os demais juízes a puní-lo, mas não consegue. O espírito de Dédalo agora trabalha como arquiteto do Mundo Inferior.
  • Gaia: A personificação da terra e mãe de todos os titãs, dos gigantes, de Anteu e avó de todos os deuses gregos. Encontrava-se adormecida por muitas eras, mas está se reerguendo, juntamente com a raça dos gigantes. Leo, desconhecendo sua identidade, a apelidou de "Mulher-Sujeira", devido a ela ter aparecido em uma poça em um banheiro químico. Abriu as portas da morte, como diz a profecia, fazendo com que os monstros se reergam do Tártaro muito rapidamente e que os mortos voltem à vida.
  • Licaão: Era um rei que foi transformado em lobo depois de fazer testes mortais em Zeus. Em The Lost Hero, Licaão aparece quando se encontra com Jason, Piper e Leo em sua busca por Éolo. Ele é instruído a sequestrar Jason e matar Piper e Leo. Licaão escapa, quando as Caçadoras de Ártemis aparecem e tentam fazê-lo parar.
  • Lityerses: Filho de Rei Midas. Em The Lost Hero, ele aparece juntamente com seu pai e luta com Jason.
  • Medeia: Uma feiticeira e neta de Hélio, que Jason, Piper e Leo encontram em The Lost Hero. Ela é mostrada como a chefe de um shopping que Jason, Piper e Leo visitam. Ela comeã a mostrar aos semideuses seu estoque de objetos mágicos e poções, mas fica com raiva quando escuta o nome de Jason (o mesmo nome do herói que a traiu). Rapidamente, fica evidente para Piper que ela é uma agente de Gaia, e uma das pessoas a qual Hera havia falado. Jason e Leo, entretanto, são encantados pela sua voz de Medeia e são ordenadas para atacarem um ao outro, até que um morra. Piper consegue trazer ambos de volta ao senso normal e explode o shopping após empurrar Medeia, fazendo com que ela caísse sobre uma poção.
  • Midas: Era um rei que possuia o Toque de Ouro. Ele foi mencionado em A Batalha do Labirinto, quando Rachel é comparada como se tivesse sido tocada por ele. Em The Lost Hero, Midas foi trazido para o mundo dos vivos, quando as portas da morte foram abertas em Omaha, Nebraska. Quando Jason, Piper e Leo chegam a sua mansão, ele é educado. Midas conta para eles uma boba história na qual ele teria aprendido a lição quando tocou em sua filha e a transformou em ouro. Midas toca na mochila de Piper, transformando-a em uma mochila mágica, provando que ele ainda possui o toque de ouro. Midas admite que ele algumas vezes toca em seu filho, Lityserses, o transformando em ouro, mas que consegue trazê-lo de volta com as águas do lago que banha o jardim da mansão. Ele finalmente revela que está trabalhando para os Gigantes e transforma Piper e Leo em ouro. Ele dá a Jason uma escolha: ser transformado em uma linda estátua de ouro para a sua coleção, ou lutar com Lityerses e morrer. Jason luta com Lityerses e Midas. Midas e seu filho lutam com as Caçadores de Ártemis antes de Jason combater Lityerses e descongelar seus vítimas, Piper e Leo.
  • Minos: Um fantasma que é um dos juízes do Mundo Inferior. Intimida Nico no quarto livro, onde ele pretende lhe dar conselhos sobre como levar Bianca de volta ao mundo dos vivos, mas ele, na verdade, está tentando trazer de volta a si mesmo. Ele também é visto como um rei, que é morto por uma das filhas do Rei Cócalo, em um dos sonhos de Percy. Perto do final do livro, é revelado que ele está cumprindo seu propósito quando ele sequestra Nico e tenta matar Dédalo e usar a sua alma como resgate. Quando Dédalo acaba no Mundo Inferior após seu sacrifício, Minos tentou convencer os outros dois juízes a puní-lo.
  • Oráculo de Delfos: O Oráculo de Delfos residia nos restos mumificados de seu hospedeiro até o seu espírito ser transferido para Rachel Elizabeth Dare, em O Último Olimpiano. O espírito do Oráculo, no final da segunda guerra mundial, previu uma grande profecia a qual dizia que um filho dos Três Grandes (Zeus, Poseidon e Hades) determinaria se os deuses seriam preservados ou destruídos. Com base nessas informações, os Três Grandes fizeram um pacto em que nenhum deles poderia ter novos filhos. Antes disso, Hades deu origem a dois filhos, Nico di Angelo e Bianca di Angelo. Zeus, temendo que eles fossem as crianças da profecia, destruiu, com o seu Raio-Mestre, o hotel onde a família di Angelo vivia, matando Maria di Angelo, amante de Hades. Em vingança, Hades amaldiçoou a Oráculo, garantindo que o espírito do Oráculo de Delfos jamais passaria para um novo hospedeiro, mas ficaria preso dentro do corpo de sua anfitriã e mesmo após a sua morte o espírito continuaria em seu corpo. Depois da Batalha de Manhattan, em que Hades e Nico auxiliaram com êxito na defesa do Monte Olimpo, Zeus honra o Senhor dos Mortos. Em resposta ao seu novo respeito, Hades anula a maldição, permitindo que o espírito do Oráculo passe para Rachel Elizabeth Dare, efetivamente liberado da alma do último hospedeiro.
  • Procusto: Ele é descrito como ríspido, pelo dono de uma loja de colchões em Los Angeles, que aparece em O Ladrão de Raios. Ele prendeu Annabeth e Grover em sua cama, mas foi derrotado por Percy.
  • Sileno: É um personagem secundário, que aparece em A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Ele é o líder do Conselho dos Anciãos do Casco Fendido e odeia Grover, chamando-o de "marginal" e "mentiroso". Tem-se suspeitas de que ele seja um espião.
  • Sísifo: Um homem que enganou a morte muitas vezes. Seu castigo nos Campos de Punição foi rolar uma pedra gigante montanha acima, e sempre que ele não conseguisse, deveria tentar de novo. Ele aparece em Os Arquivos do Semideus, na história “Percy Jackson e a Espada de Hades”, quando Percy, Thalia e Nico pedem-lhe conselhos. Ele realmente não ajuda muito, mas ele diz que já ajudou alguém, dizendo-lhe para procurar Melinoe.
  • Tântalo: É um espírito dos campos de punição que se torna o diretor de atividades no Acampamento Meio-Sangue após Quíron ser expulso, acusado de ter envenenado o pinheiro de Thalia. Ele aparece em O Mar de Monstros como um personagem secundário. Ele odeia Percy e seus amigos, mas mostra favoritismo para Clarisse, nomeando-a como heroína, quando o acampamento foi atacado pelos Touros de Colchis, ou quando ela ganha a corrida de bigas. Ele oferece um banquete em sua honra. Quando o acampamento é atacado por um grande bando de pombos demoníacos, Tântalo culpa a Percy, Annabeth e Tyson acusando-os de estarem usando uma "carruagem má condução", apesar de eles serem os únicos que derrotaram os pássaros. Quando Tyson é trazido para o acampamento, Tântalo o insulta e tira sarro dele quando é reivindicado por Poseidon. Ele é amaldiçoado, para que não possa comer ou beber. No final do livro ele é enviado para o Mundo Inferior, e tenta levar um pouco de comida junto, mas não consegue. Nenhum dos campistas ficam triste ao vê-lo ir.
  • Teseu: Quando Nico estava tentando invocar o espírito de Bianca em A Batalha do Labirinto, ele acaba, acidentalmente, invocando o espírito de Teseu.
  • Zetes: Um anjo filho de Bóreas e irmão de Calais e Quione. É descrito como tendo o cabelo comprido branco coberto por uma tainha e um péssimo caso de acne. Usava sapatos de couro com dedos significativos, calças desenhistas apertadas e uma camisa de seda. Leo o compara a um cupido.

[editar] Criaturas e monstros

  • Agrios e Oreios: São ursos humanóides que foram resultado de uma união entre uma mulher e um urso, devido à magia de Afrodite. Os dois serviram como capangas de Luke em O Mar de Monstros.
  • Anteu: Um meio-gigante, que é filho de Poseidon e de Gaia. Ele se mantém forte, enquanto se encontra no chão. Em A Batalha do Labirinto, Percy, Annabeth e Rachel são atraídos para uma arena onde Anteu se encontrava, juntamente com Luke e vários outros monstros. Percy é desafiado a lutar com ele e consegue encontrar uma maneira de colocá-lo no ar e derrotá-lo.
  • Argos: É um humanóide com olhos espalhados por todo o corpo que trabalha como segurança e motorista no Acampamento Meio-Sangue. Há boatos de que tenha um olho na língua, o que explica o fato de ele não falar.
  • Cães Infernais: São uma parte principal do exército de Luke. São descritos como grandes cães pretos que têm fogo ardendo em seus olhos. Eles também foram mencionados a residir nos Campos de Punição. Dédalo possui um cão infernal chamado Sra. O'Leary, que, ao contrário de seus parentes, é amorosa e leal.
    • Sra. O'Leary: É o único cão infernal amigável que já existiu. Quintus (Dédalo) era o seu proprietário original, mas, depois de pedir para que Nico Di Angelo matasse-o, Percy torna-se o dono do cão infernal. Enquanto Percy está no "mundo mortal", Charles Beckendorf é quem cuida dela no Acampamento Meio-Sangue.
  • Camoniana: Uma porca voadora que apareceu imediatamente após Hiperíon ser derrotado. Percy a derrota com a ajuda de Blackjack, de uma estátua de Hermes, e de duas estátuas de leões de pedra da Livraria Pública de Nova York.
  • Campe: Uma criatura com cabelo de cobras que é metade mulher, metade dragão com asas e cabeças de vários animais silvestres que crescem em seu torso. Ela é um monstro que aprisionou o centímano Briareu e vários Ciclopes durante a Primeira Grande Guerra. Ela é temida por todos, e é derrotada por Briareu, em A Batalha do Labirinto, sendo esmagada por pedras.
  • Caranguejo Gigante: um caranguejo gigante que poderia ser Câncer. Percy e o caranguejo lutaram no Princesa Andrômeda durante a sua missão com Charlie. Ele o derrotou, esfaqueando o tecido mole de sua barriga.
  • Caríbdis: Um dos dois monstros (o outro se chama Squila) que vivem em ambos os lados de um estreito canal de água, guardando a entrada para o Mar de Monstros. Ela assume a forma de uma boca gigante que engole água e lança o que foi engolido, criando redemoinhos.
  • Cavalo Cuspidor de Fogo: Um cavalo que cospe fogo, que é vendido no Rancho Triplo G para fins bélicos. Alguns são mostrados puxando a quadriga de guerra de Ares.
  • Cavalos Carnívoros: Vários deles são vistos nos estábulos do Rancho Triplo G. Alguns deles tentaram comer Percy enquanto ele estava limpando os estábulos.
  • Centauro: uma criatura que é metade homem, metade cavalo. Quíron é um centauro.
    • Pôneis de Festa: Eles são parentes da Quíron. Como seu nome sugere, eles são uma família, um clã de centauros turbulento que residem nos Estados Unidos, com cada um deles vindo de respectivo estado. Eles são protagonistas de dois grandes incidentes na série. Em O Mar de Monstros, são resgatados por Percy e Quíron, do navio Princesa Andrômeda, durante seu combate com Luke. Em O Último Olimpiano, eles ajudam Quíron e os outros a lutar contra a grande batalha entre os Deuses e os Titãs.
  • Centímano: Monstro gigante com cem mãos. Possui uma força incrível, superior até mesmo a dos ciclopes e são maiores do que montanhas. O último deles, Briareu, foi preso por Campe em A Batalha do Labirinto. Quando Tyson descobre que Briareu está com muito medo de escapar, ele fica inconsolável. No final do livro, Briareu retorna e derrota os Titãs. Em O Último Olimpiano, Percy vê Briareu ajudando Poseidon a derrotar as forças de Oceano.
    • Briareu: Ele aparece pela primeira vez em A Batalha do Labirinto, quando Percy, Annabeth, Tyson, e Grover resgatam-no de Alcatraz, onde está sendo mantido prisioneiro por Campe. Briareu é um dos três Hecatônquiros, irmão dos doze titãs e dos três ciclopes. Seus outros irmãos são Coto e Giges. Como todos os centímanos, ele tem cinqüenta diferentes faces, que indicam o seu humor. Ele é muito assustado e tímido, devido aos seus longos anos de prisão e ele se sente imprestável. Devido a isso, ele foge de Percy e seus companheiros no Labirinto. No entanto, Dédalo encontra-o e ambos lutam ao lado dos campistas, na batalha do Labirinto. Briareu aproveita a chance de enterrar Campe sob uma pilha de pedras. No final de A Batalha do Labirinto, ele vai ajudar os ciclopes nas forjas de Poseidon. Em O Último Olimpiano, Briareu é mostrado lutando ao lado de Poseidon.
  • Cérbero: O cão de três cabeças que guarda a entrada do Mundo Inferior. Em O Ladrão de Raios, ele faz amizade com Annabeth. Ele também aparece em O Último Olimpiano, quando ele brinca com o Sra. O'Leary. Ele é filho de Equidna e Tifão.
  • Ciclope: Uma criatura gigante de um olho só que são brutais e selvagens por natureza. A maioria são filhos de Poseidon, sendo, portanto, meio-irmãos de Percy.
    • Tyson: A única exceção a selvageria dos ciclopes é Tyson, que é amável e gentil e extremamente amante de Percy e Annabeth. Aparece pela primeira vez em O Mar de Monstros, onde freqüenta uma escola para mortais juntamente com Percy. Ele se mostra imaturo nesse livro, pois possui a idade um ciclope bebê. Ele é proclamado como filho de Poseidon e vai junto com Percy e Annabeth à missão em busca do Velocino de Ouro. No final do livro, ele vai ao reino de Poseidon, a fim de trabalhar consertando e fazendo armas na Forja dos Ciclopes. Ele não está presente em A Maldição do Titã, mas é visto em uma Mensagem de Íris, conversando com Percy. Em A Batalha do Labirinto, ele embarca com Percy, Annabeth e Grover para o Labirinto, a fim de encontrar Dédalo. Ele se mostra mais maduro nesse livro e prestes a lutar contra os monstros. Em O Último Olimpiano, participa da batalha final contra Cronos.
    • Polífemo: Percy e os seus amigos encontram-no em uma ilha em O Mar de Monstros. Ele é cego e há também uma referência a Odisseu, sendo ele responsável por cegá-lo sob o pseudônimo de "Ninguém".
    • Ma Gasket: Uma ciclope fêmea, que é mãe de Sump e Torque. Ela aparece em The Lost Hero, tentando comer Jason, Piper e Leo quando eles visitam sua fábrica, em Detroit.
    • Sump: O filho de Ma Gasket, que aparece em The Lost Hero.
    • Torque: O filho de Ma Gasket, que aparece em The Lost Hero.
  • Dracaenaes: Uma raça de humanóides com duas caudas de serpentes no lugar das pernas. Elas compõem uma parte considerável das forças de Cronos.
    • Rainha Sess: A Rainha das dracaenaes que aparece em O Último Olimpiano. Ela lutou ao lado de Cronos, mas foi morta quando Quíron disparou uma de suas flechas entre os seus olhos.
  • Dragão de Bronze: Um dragão feito de bronze que foi produzido pelos campistas do chalé de Hefesto para ajudar a defender o Acampamento Meio-Sangue. Ele é mais tarde chamado de "Festus" por Leo Valdez, um filho de Hefesto em The Lost Hero, o primeiro livro da sequência de Percy Jackson e os Olimpianos, os Heróis do Olimpo.
  • Drakon: Uma raça milenar de gigantes dragões com corpo de serpente. A maioria deles não tem asas e não cospem fogo (embora alguns o façam). Todos são venenosos e imensamente fortes, com escamas mais resistentes que titânio. Seus olhos podem paralisar quem os olharem.
    • Drakon de Lídia: A mais antiga e mais feroz das raças dos Drakons. Em O Último Olimpiano, Cronos libertou um deles em Manhattan, onde ele matou muitos meios-sangues, antes de ser morto por Clarisse La Rue.
    • Drakon Aitheopian: Um deles estava sendo levantado por Luke em O Mar de Monstros. Quando um dos Ursos Gêmeos se mostrou teimoso em realizar um trabalho, Luke o ameaçou lançá-lo para um Drakon que estava preso.
  • Dríades: Um tipo de ninfa que está associada às árvores.
    • Juníper: É uma dríade, ninfa das árvores. Ela é namorada de Grover Underwood e em A Batalha do Labirinto, ela informa a Percy que viu Luke Castellan usando a entrada do Labirinto e que ela também tem visto Quintus (Dédalo) usando a mesma. Ela também aparece em O Último Olimpiano, discutindo com Leneu às suas decisões a respeito do exílio de Grover.
  • Empousas: Sedutoras mulheres monstros que são similares na aparência aos vampiros, com uma das pernas feita de bronze a outra extremamente peluda. Duas Empousas chamadas Tammi e Kelli disfarçam-se de líderes de torcida em A Batalha do Labirinto. Em O Último Olimpiano, a Rainha Empousa aparece como parte do grupo que vai entregar a Caixa de Pandora a Percy, juntamente com Prometeu e Ethan Nakumura.
  • Equidna: Monstro metade mulher e metade cobra. Ela é a esposa de Tifão e mãe de Cérbero, Esfinge, Hidra, Leão de Neméia, Ladon, Quimera e de vários outros monstros não citados na série. Ela aparece pela primeira vez na forma de uma velha senhora que era proprietária de um chihuahua, que era Quimera disfarçada. Ela ajudou na luta de Percy contra Quimera no topo do Arco St. Louis. Desapareceu depois de Percy ter mergulhado na água.
  • Esfinge: É um monstro com cabeça de mulher e corpo de leão. Percy, Annabeth, Grover e Tyson encontram a Esfinge, enquanto navegam pelo Labirinto. Mas, ao invés de dizer enigmas, a Esfinge fez perguntas sobre conhecimentos gerais, fato que deixou Annabeth irritada.
  • Escorpião das Covas: Um tipo mortal de escorpião que aparece em O Ladrão de Raios. Quando Luke leva Percy para a floresta e revela a sua fidelidade a Cronos, ele convoca um escorpião das covas que ataca Percy. Ele diz a Percy, que o escorpião das covas resiste ao ataque de espadas, que pode matar em sessenta segundos, e que pode saltar até cinco metros. Quando Luke desaparece, Percy consegue matá-lo, mas o escorpião o pica. Com a ajuda das dríades, Percy se recupera do veneno.
  • Escorpião Gigante: Nativo de regiões desérticas, o escorpião gigante pode ser um descendente do Brontoscórpio, uma espécie de escorpião aquático pré-histórico dos tempos do Paleozóico. Dédalo, ainda usando a aparência e o nome de Quintus, ordenou que alguns escorpiões gigantes do Rancho Triplo G fossem trazidos encaixados para o Acampamento Meio-Sangue. Ele eventualmente os deixa sair na floresta do acampamento para um jogo.
  • Esqueletos: Foram utilizados por várias pessoas. Em O Ladrão de Raios, Hades tinha esqueletos usando uniformes do Exército guardando o seu palácio. Em A Batalha do Labirinto, Nico consegue empregá-los como parte de um ritual que poderia capacitá-lo a invocar o espírito de sua irmã, Bianca. Em O Último Olimpiano, Nico e Hades conseguem trazer de volta vários esqueletos que ajudam a combater os Titãs. São vistos ao final do livro, construindo um chalé no Acampamento Meio-Sangue, dedicado a Hades.
    • Guerreiros Esqueletos: Um punhado de esqueletos armados, que foram trazidos de volta à vida por Atlas, a fim de destruir Percy e seus amigos. Em A Maldição do Titã, alguns guerreiros esqueletos emboscam Percy, Thalia, Zoë, Grover e Bianca, no Novo México. Devido a ela ser uma filha de Hades, Bianca conseguiu destruir um deles.
  • As Fúrias: São servas chefes de Hades. Elas pessoalmente procuram pelo Elmo das Trevas de Hades, pensando que Percy o havia roubado. São também conhecidas como As Benevolentes.
    • Alectó: Atuou como a professora de iniciação à álgebra de Percy, conhecida como Sra. Dodds, em O Ladrão de Raios. Ela é a principal serva de Hades.
    • Megera: A Fúria que representa a relutância.
    • Tisífone: A Fúria que representa a vingança de assassinatos.
  • Geríon: Em A Batalha do Labirinto, ele é o dono do Rancho Triplo G, o qual é guardado por Ortro. Ele deu a Percy uma tarefa aparentemente impossível: limpar os estábulos dos cavalos carnívoros (uma das tarefas que Hércules também fez). Geríon prometeu que se Percy conseguisse cumprir tal tarefa, ele libertaria Annabeth, Grover e Tyson, os quais ele havia prendido. Depois de Percy completar a tarefa, Geríon volta atrás em sua promessa e os dois lutam. Percy encontra em Geríon uma batalha digna, devido ao fato dele ser um desafio, por ter três corações que lhe permitem ser quase impossível de derrotar. Percy derrotou Geríon com uma flecha bem colocada (graças à Hera), que passou pelos seus lados batendo em todos os três corações de uma vez, matando-o.
  • Harpias: Aelo ("a borrasca"), Celeno ("a obscura") - também conhecida como Podarge - e Ocípete ("a rápida no voo"), são as três harpias que foram criados por Zeus. Eles trabalham no Acampamento Meio-Sangue como "as harpias da limpeza". E são permitidas a comer qualquer campista, que permaneça no acampamento depois da hora combinada, no último dia do verão.
  • Hidra: Um monstro com nove cabeças em forma de cobra, que cospem ácido corrosivo. Cada vez que uma cabeça é cortada, duas novas cabeças voltarão a crescer. Esse monstro aparece em O Mar de Monstros, onde sua força de vida está ligada a Loja Monstro de Rosquinhas, a qual aparece sempre que uma cabeça da Hidra renasce
  • Hiperbóreo: Gigante do norte e do gelo, que se congela e quebra por inteiro quando derrotado. Eles estão do lado de Cronos em O Último Olimpiano.
  • Hipocampos: São criaturas que possui a forma de um cavalo da cintura para cima e da cintura para baixo têm uma cauda de peixe. Um deles desperta o gosto em Tyson, e ele logo o chama de Arco-íris. Eles também são chamados de "Peixes-pônei" por Tyson.
  • Hippalektrions: São animais em extinção que possuem corpo de cavalo e patas de galinha. Em A Batalha do Labirinto, eles são vistos na reunião do Rancho Triplo G.
  • Javali de Erimanto: Um javali gigante enviado pela Organização de Pã. Percy, Thalia, Zoë, Grover e Bianca primeiro encontram-no no Novo México. Grover é o primeiro a identificá-lo e afirma que ele seria um bom meio de transporte para a turma.
  • Ladon: Dragão gigante de cem cabeças que é um dos descendentes de Equidna. Ele defende a macieira das Hespérides, a qual dá maçãs douradas. Quando Zoë Doce-Amarga tenta passar por Ladon a fim de chegar ao Monte Ortris, ele acaba a mordendo e o seu veneno contribui para que ela morra logo depois, em A Maldição do Titã.
  • Leão de Neméia: Um leão que é um dos filhos de Tifão e Equidna. Luke e Atlas enviam o Leão de Neméia para o Museu Nacional do Ar e do Espaço para parar o grupo de semideuses e Caçadoras. Ele lutou com Percy, mas foi difícil de derrotá-lo por causa de sua pelagem à prova de balas e espada. Percy acabou derrotando-o jogando comida de astronauta em sua boca, acertando a única parte desprotegida do seu corpo: a boca.
  • Lestrigões: Gigantes canibais e musculosos que são parte importante do exército de Cronos.
  • Lula Gigante: Uma lula gigante que estava entre os monstros do mar no exército de Oceano.
  • Manticore: Esses monstros têm rosto humano e corpo de leão, bem como as caudas espinhosas. Dr. Espinheiro é um manticore.
    • Dr. Espinheiro: Ele é um manticore sob a forma do vice-diretor da escola militar de Westover Hall, escola na qual Bianca e Nico di Angelo estudavam. Ele tem dois olhos de cores diferentes, um azul e outro castanho. Suas narinas incendeiam-se quando ele fala.
  • Medusa: Monstro gorgoneo que, sob a alcunha de "Tia Eme", tentou acalmar Percy, Annabeth e Grover a fim de transformá-los em estátuas de pedra. Ela é derrotada e sua cabeça decepada, a qual é enviada para os deuses do Olimpo como prova da coragem do trio (embora Grover observe que isso mais se assemelha a impertinência). A mãe de Percy utiliza a cabeça para transformar Gabe Cheiroso em pedra.
  • Minotauro: É um monstro metade homem, metade touro. Perseguiu Percy durante todo o caminho para o Acampamento Meio-Sangue. Ele derrota o monstro no topo da colina Meio-Sangue e sustenta seu chifre quebrado como um despojo de guerra. Minotauro retorna em O Último Olimpiano, como um general de exército de Cronos na Ponte de Williamsburg, vestindo uma armadura. Mas foi derrotado por Percy novamente. Na adaptação cinematográfica, a cabeça do Minotauro se assemelha a uma cabeça de búfalo do Cabo.
  • Myrmekes: Uma raça de criaturas gigantes parecidas com formigas que gostam de coisas brilhantes como o ouro. Em Os Arquivos do Semideus, vários Myrmekes aprisionam Charles Beckendorf em seu ninho.
  • Ofiotauro: Um monstro metade vaca, metade cobra. É um monstro antigo, que poderia derrubar os deuses se ele fosse morto e suas entranhas fossem sacrificadas. Foi apelidado de Bessie por Percy que, inicialmente, pensou que fosse do sexo feminino, embora mais tarde Grover informa-lhe que era um macho. Percy o salvou quando estava preso em uma rede, depois de ser buscado pelo hipocampo. Foi a suposta criatura que Ártemis estava caçando, pois poderia destruir o Olimpo. Ela também apareceu brevemente em O Último Olimpiano, onde Percy o vê em um aquário.
  • Ortro: Um cachorro de duas cabeças que pertence a Geríon e guarda a entrada do Rancho Triplo G.
  • Ovelhas Carnívoras: Um bando de ovelhas carnívoras que são propriedade de Polífemo. Elas ajudam a proteger o Velocino de Ouro. Eles são tão grandes quanto um hipopótamo e atacam do mesmo modo que as piranhas.
  • As Parcas: As três mulheres que controlam os fios da vida.
  • Pássaros Lançadores de Penas: Um tipo de pássaro preto gigante que dispara suas penas como flechas. Em Os Arquivos do Semideus, Phobos convoca-os a lutar com Clarisse depois que ele rouba a quadriga de Ares.
  • Pégasos: São cavalos alados.
    • Blackjack: Ele é inteiramente preto, muito amigo e leal a Percy, a quem ele chama de chefe. Ele é introduzido pela primeira vez no segundo livro, O Mar de Monstros, onde estava preso no navio Princesa Andrômeda, e Percy o resgatou, juntamente com outras criaturas que se encontravam nas mesmas condições. Desde então, Blackjack se sente muito honrado à Percy e faz tudo que ele pede.
    • Guido: Um outro pégaso, amigo de Blackjack, que é visto em O Último Olimpiano. Ele ajuda Annabeth e Percy a salvarem Rachel, que estava voando em um avião prestes a cair. Nesse resgate, ele quebra uma de suas asas.
  • Peleu: Um dragão que guarda o pinheiro no qual Thalia estava aprisionada, juntamente com o Velocino de Ouro.
  • Pássaros de Estinfália: Várias aves, que atacaram o Acampamento Meio-Sangue, em O Mar de Monstros. Percy e Annabeth usam uma música péssima que Quíron gosta de ouvir para derrotá-los.
  • Queres: Um bando de espíritos que representam a fome e as doenças, as quais se alastram nos campos de guerra, e que se alimentam de mortes violentas. Eles residem no Mundo Inferior e apóiam os Titãs, mas não os assistem em O Último Olimpiano. Em Os Arquivos do Semideus, um bando deles ataca Percy, Thalia e Nico, e Percy é envenenado. Felizmente, Bob, o Titã, consegue curá-lo.
  • Quimera: Uma besta de três cabeças que possui as cabeças em forma de leão, um corpo em forma de cabra, e cauda em forma de cabeças de cobras. É vista pela primeira vez sob a forma de um Chihuahua. Confronta com Percy sobre o Arco de St. Louis ao lado de sua mãe, Equidna. Esmagado pela criatura e envenenado pela sua cabeça de cobra, Percy foi forçado a saltar para a água onde se curou por completo.
  • Sátiro: Criatura metade homem, metade bode. Grover Underwood é um sátiro.
    • Ferdinando: É o tio de Grover, que foi uma das vítimas da Medusa no Empório dos Anões de Jardim. Quando o exército de Cronos estava escondido lá, em O Último Olimpiano, a sua estátua está totalmente pichada, com um braço faltando.
    • Leneu: É um sátiro que é membro do Conselho dos Anciãos do Casco Fendido. Ele é morto em O Último Olimpiano e é reencarnado como um loureiro. Ele odeia Grover e afirma que é um mentiroso. É descrito como muito gordo. Após sua morte, Grover toma o seu lugar no Conselho dos Anciãos do Casco Fendido.
    • Maron: É um sátiro, que é membro do Conselho dos Anciãos do Casco Fendido. Ele só aparece no quarto livro, quando ele, Sileno e Leneu tentam exilar Grover, porque ainda acreditam que Pã, o deus da natureza, está vivo e afirmam Grover está apenas mentindo sobre sua morte. Ele e os demais membros do Conselho são descritos como sendo sátiros velhos e gordos.
    • Treinador Gleeson Hedge: Ele é um sátiro. Grover fez uma referência a ele em O Último Olimpiano, onde ele tentou chamar o espírito de Pã para ajudar a derrotar alguns texugos gigantes. Ele desempenha um papel importante na série Heróis do Olimpo. É capturado por uma série de espíritos da tempestada, em The Lost Hero e é encontrado por Jason, Piper e Leo no shopping de Medeia. Ele tenta defender os meninos à todo custo, mas de um modo totalmente estranho. É muito imperativo, carrega um porrete e o tenta usar nos momentos mais inapropriados.
  • Serpentes do Mar: Uma delas foi vista entre os monstros do mar do exército de Oceano.
  • Sereias: Perigosas mulheres-aves cujas doces canções levaram muitos marinheiros à morte subaquática. Seu canto faz com que as mulheres vejam seus maiores desejos, fato provado quando Annabeth vê sua família reunida, juntamente com Luke, morando em uma cidade arquitetada por ela, quando ouve o canto de uma sereia.
  • Squila: Um dos dois monstros (Caríbdis é o outro) que vivem em ambos os lados de um estreito canal de água que guarda a entrada para o Mar de Monstros. Se um navio passa muito perto dela, ela usa suas seis cabeças para arrancar os membros da tripulação no convés e devorá-los. De acordo com Clarisse (filha de Ares), se a tripulação fosse abaixo do convés, ela esmagaria o barco inteiro.
  • Talos: Percy, Thalia, Bianca, Grover e Zoë lutam com um protótipo de Talos no ferro-velho dos deuses. Aparentemente, ele tem um bueiro na base do pé para “manutenção”. Bianca entrou dentro do monstro a fim de atrapalhar seus circuitos para que pudessem vencê-lo. Mas, ele ficou descontrolado e começou a emitir ondas de energia, que acabaram eletrocutando Bianca.
  • Telquines: Demônios do mar com caras de cães, que reformam a lâmina de Cronos, no quarto livro. Alguns aparecem nas Forjas de Hefesto, no Monte Santa-Helena. Eles também aparecem no quinto livro, como uma parte importante do exército de Cronos.
  • Tifão: Um monstro muito poderoso, marido de Equidna. Ele vive e dorme dentro do Monte Santa-Helena. Em A Batalha do Labirinto, Percy acaba explodindo o Monte Santa-Helena, fato que contribui para que Tifão acorde. Em O Último Olimpiano ele desperta totalmente e se move por toda a América, destruindo tudo em seu caminho. Os deuses do Olimpo tentar impedi-lo, mas ele é muito poderoso. No final, Poseidon e seu exército ajudam a derrotá-lo. Em A Batalha do Labirinto, seu nome é grafado como Tífon, mas em O Último Olimpiano, é grafado como Tifão, fato que pode comprovar uma errônea tradução.
  • Touro de Colchis: Um touro de bronze do tamanho de um elefante que cospe fogo e foi criado por Hefesto. Seus chifres são de prata e seus olhos são de rubis. Em O Mar de Monstros, um monte deles atacam o Acampamento Meio-Sangue, mas são derrotados por Tyson. Foram usados mais tarde para fazer as trilhas para a corrida de bigas.

[editar] Mortais

  • Darrin: Uma das muitas pessoas presas no Cassino Lótus. Ele é descrito tendo cerca de treze anos de idade, e "filho de algum imitador de Elvis". Percy o interroga em um jogo de tiro em realidade virtual. Ele aparentemente está no Cassino Lótus desde 1977.
  • Esperanza Valdez: A mãe de Leo. Era uma construtora nata e possuia uma oficina em sua casa, onde sempre construia objetos com Leo. Após sua casa sofrer um incêndio, acabou sendo morta pelas chamas, fato pelo qual Leo nunca se perdoou.
  • Frederick Chase: O pai de Annabeth. Ele aparece pela primeira vez em A Maldição do Titã. Ele permite que Percy, Thalia, Zoë e Grover emprestem o seu carro para irem ao Monte Tamalpais (Monte Ótris). Ele é um professor de história militar. Ele e sua filha tinham muitas desavenças no passado, por isso Annabeth fugiu de casa quando tinha apenas sete anos. Ele vive em São Francisco com sua esposa e dois filhos, Bobby e Mateus. Em A Maldição do Titã, ele luta contra os monstros do Princesa Andrômeda com balas fundidas com o bronze celestial.
  • Gabriel Ugliano: Conhecido como "Gabe Cheiroso", ele era o padrasto de Percy. Na aparência, ele é gordo e calvo, usando frequentemente roupas de brechó. Percy descreve em O Ladrão de Raios: "ele foi bom nos primeiros trinta segundos que o conheci, em seguida, mostrou suas verdadeiras faces como um imbecil de classe mundial". Durante as férias de verão da escola, Gabe lhe pede dinheiro para a cerveja e seus jogos de poker com seus amigos. Supostamente, ele pode facilmente adivinhar quanto dinheiro a pessoa tem. Fica implícito que, pelo menos uma vez, ele bateu na mãe de Percy. Grover diz a Percy que Sally (mãe de Percy) era casada com Gabe pelo fato do cheiro dele proteger Percy dos monstros. Gabe cheira tão "repulsivamente” a humano, que escondeu o seu cheiro de semideus dos monstros. Se ela não tivesse se casado com ele, Percy teria encontrado monstros mais cedo. No final de O Ladrão de Raios, ele é transformado em pedra por Sally (usando a cabeça decepada de Medusa) e vendido como uma estátua, apelidada de "O Jogador de Poker", fato que a fez ganhar muito dinheiro.
  • Jane: A assistente de Tristan. Não gosta de Piper e faz de tudo para encrencar a garota ou mantê-la longe do pai.
  • May Castellan: Mãe de Luke, que tentou se tornar o Oráculo. Mas a maldição de Hades impediu-a, fazendo com que ela fosse à loucura, sempre prevendo o terrível futuro de seu filho. Ela fez enormes quantidades de sanduíches e biscoitos queimados para Luke, acreditando que um dia ele iria voltar para casa. Ela também lhe deu uma bênção para que ele pudesse receber a Maldição de Aquiles. Quando Percy e Nico vão até a sua casa para interrogá-la, é mostrado que ela tinha inúmeros recortes de Hermes e monstros de pano no gramado à frente da casa.
  • Nancy Bobofit: Uma garota sardenta, cleptomaníaca e ruiva, que estudava na Academia Yancy com Percy, em O Ladrão de Raios. Ela é muito chata e indelicada, principalmente com Percy e Grover. Ela os perturba, jogando neles pedaços de manteiga de amendoim e sanduíches de ketchup. Ela só aparece nos primeiros capítulos de O Ladrão de Raios.
  • Paul Blofis: O namorado de Sally Jackson, e mais tarde marido e, portanto, o padrasto de Percy. Percy e sua mãe revelam a Paul toda a verdade a respeito dos semideuses, e num primeiro momento ele acredita em apenas metade dos fatos. Quando Percy, Nico e Sra. O'Leary vão inesperadamente ao apartamento de Sally, Paul acredita plenamente, e pensa que é tudo isso é "incrível!". Paul acaba por ser um excelente espadachim, devido ao fato de que era um ator shakespeariano na faculdade e auxilia na luta para salvar Olimpo em O Último Olimpiano. Ele pede à Percy permissão antes de propor a mão de Sally em casamento.
  • Rachel Elizabeth Dare: Uma menina clarividente mortal que é capaz de ver através da Névoa. Ela se encontrou pela primeira vez por Percy durante A Maldição do Titã, ajudando-o a fugir dos Guerreiros Esqueletos convocados pelo Atlas. Depois de confundi-la com um monstro e perceber que ela é humana, Percy descobre que pode ver através da Névoa. Rachel vai para a mesma escola de Percy em A Batalha do Labirinto, percebendo que as líderes de torcida são realmente empousas. Mais para o meio do livro, ela ajuda Annabeth e Percy, orientando-os através do Labirinto para a oficina de Dédalo. Ela está presente no leito de morte de Pã e, como os outros, faz parte de sua essência. Ao jogar sua escova de cabelo em Cronos, ela forneceu uma boa distração para Percy escapar de sua manipulação. É especulado ao longo da série que ela abriga sentimentos românticos por Percy. Rachel beija Percy no primeiro capítulo de O Último Olimpiano e o convida para passar férias com sua família em uma praia. Nesse livro, ela começa a ter visões estranhas e se torna o novo Oráculo de Delfos, após a maldição de Hades ser extinta, sob a orientação da Quíron e Apolo. Seu primeiro ato como o Oráculo é entregar a Grande Profecia da próxima geração de heróis.
  • Sally Jackson: A filha de Jim e Laura Jackson. Ela é a mãe de Percy foi casada com o "Gabe Cheiroso". Ela, então, transformou-o em pedra com a cabeça de Medusa, e se casou com Paul Blofis no quinto livro. No começo da série, Sally trabalha em uma loja de doces e diz que queria ser uma escritora quando era jovem. No terceiro livro, Percy percebe que Sally pode ver através da Névoa, e ele acredita que este foi provavelmente a razão por Poseidon ter interesse por ela. No primeiro livro, Percy achou que ela tivesse sido morta pelo Minotauro. Mais tarde, descobriu-se que ela sobreviveu, e que ela ainda estava viva.
  • Sra. Dare: a mãe de Rachel. Ela aparece rapidamente em O Último Olimpiano. Ela foi para a Academia de Moças de Clarion, uma escola para meninas em New Hampshire, e deseja que Rachel também vá para lá. Seu nome não é revelado.
  • Tristan MacLean: Pai de Piper. É um famoso ator de cinema, o qual não presta muito atenção na filha. É descrito com curtos cabelos grisalhos repartidos ao meio. Se envolveu com Afrodite, a qual o fez acreditar que ela era uma mortal, pois o fato dele saber que deuses e montros existem o deixaria completamente enloquecido. Foi capturado por Encélado e mantido preso no Monte Diablo. Após ser resgatado, Piper lhe dá uma poção oferecida por Afrodite, que limpa toda a sua memória sobre deuses e monstros.
  • William Dare: É o pai de Rachel Elizabeth Dare e aparece pela primeira vez em O Último Olimpiano. Ele é dono de uma empresa de desenvolvimento de terras e é muito rico. Sua família vive em uma mansão no Brooklin, onde Rachel mora no andar de cima. Rachel odeia seu pai por causa de seu trabalho, mas ele parece se preocupar com ela. Ele diz que ele e a mãe de Rachel estão muito ansiosos pelas férias, mas, de acordo com Rachel, ambos odeiam a praia e são teimosos demais para admitir. Ele apoiou Rachel a ir para a Academia de Moças de Clarion. Ele entrou no quarto de Rachel, no sonho de Percy, vestindo pijamas com um monograma "WD" no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário